Dicas para fazer uma boa monografia -Normas técnicas ABNT
É extremamente importante que antes de iniciar a digitação de sua monografia, que você já deixe seu Word totalmente configurado nas regras ABNT. Além disso, você precisa se certificar de outros requisitos básicos: A Lista de ilustrações deve ter os itens ordenados da forma como aparecem no trabalho com o respectivo nome e a página em que se localiza. No caso de haver vários tipos diferentes de ilustrações (quadros, mapas, gráficos, etc), é aconselhável que se use uma listagem para cada tipo para organizar melhor; A referência é um elemento obrigatório na monografia. O título deverá possuir a mesma configuração ABNT e o espaçamento entrelinhas de todo o texto deverá ser simples. Nesta etapa, todos os documentos citados devem ser apresentados e listados. Deverão ser alinhados à margem esquerda com fonte tamanho 12 e entrelinhamento simples.
47 respostas para Dicas para fazer uma boa monografia - Se você quer mesmo aprender como fazer uma monografia passo a passo, uma das coisas mais importantes do seu trabalho é a estrutura. Esta etapa será mais como uma etapa de planejamento. É aqui que você irá criar o esqueleto da sua monografia. Isso irá facilitar muito seu desenvolvimento.
Estes três elementos, não são obrigatórios, mas quem resiste a babar o ovo de alguém ou dar aquele chega pra lá no leitor citando uma frase arrasa-quarteirão do Frederich Nietzsche? Quando se tratar de um site, deve-se escrever a expressão Disponível em: seguida do endereço eletrônico da página grafado entre os sinais < >. Além disso, deve-se colocar na seqüência a expressão Acesso em: seguido da data de acesso ao dado. A ABNT não recomenda a publicação de material que fique disponível por um período curto na Internet. Monografia é um trabalho dissertativo que se dedica a um estudo específico. Ele é exigido na maior parte das universidades como trabalho de conclusão de curso, mais conhecido pelo temível nome TCC. Na empresa, para trabalhar melhor é óbvio que é melhor que as pessoas se conheçam bem e sejam livres para se expressar. Logo é claro para mim que o melhor gerente fossse o vestido de forma espalhafatosa, pois idependetemente do que você goste ou não, assim ele é. A numeração progressiva é usada para explicitar a sistematização do conteúdo do trabalho. Deve-se usar algarismos arábicos e limitar a numeração até a seção quinária.
Como fazer uma monografia passo a passo
Clique Abaixo para (Saber Mais)! É claro que no fim você terá algo muito diferente, afinal à medida que desenvolve a sua pesquisa vai descobrindo coisas novas e sentindo a necessidade de falar sobre algo que não pensava em falar (nunca esquecendo da delimitação do tema, claro!). O índice do trabalho somente fica pronto no fim, isto é apenas uma espécie de bússola. Para as notas explicativas, use o esquema numérico. No caso das notas usadas para citar outra obra, trabalhe com o sistema autor-data. A partir da segunda linha da mesma nota, é preciso que o alinhamento siga o da primeira letra da primeira palavra. Não use espaço entre elas e trabalhe com fonte em tamanho reduzido em relação ao usado no texto. ABNT eu acho que é problema pra maioria dos alunos. Quando se tem uma disciplina dedicada exclusivamente a esse tópico, geralmente ela é ministrada no início do curso, para uma tropa de gente que acha que a monografia/tcc/projeto final ainda está muito longe para se preocupar com isso.
Como construir uma monografia - Apêndices são documentos complementares ao trabalho acadêmico, elaborados pelo autor. De uso opcional, apêndices são nomeados com letras maiúsculas em seqüência que respeite a ordem alfabética, seguidas de travessão e o título do mesmo.
Para indicar seções primárias use sempre números inteiros, partindo do número 1 (um). Já para as secundárias, é preciso acrescentar a indicação primária da qual faz parte, e o seu número obedecendo a sequência de assuntos. Os dois números são separados por ponto. O que são as normas? Bom, se você está fazendo esta pergunta agora, é sinal que a coisa está BEM GRAVE pro teu lado, meu amigo. Você pretende fazer uma capa com purpurina e cola colorida? Prende escrever seu trabalho com aquela caneta de 16 cores made in Paraguai? Acha que bibliografia é só uma coisa que a gente copia dos livros no fim do trabalho? Se você pensa isso, ferrou. Olá, obrigado por sua visita em meu Blog. Sou o Professor Tony Rocha Especialista em TCC. Criei o Método A Fórmula do TCC, um Treinamento Online que já ajudou a Aprovar mais de 3 Mil Estudantes no Brasil, Portugal e Angola. Agora é a sua vez de fazer o seu TCC Rápido, Fácil e com Qualidade.
Em nosso artigo já feito aqui em nosso BlogO que é um TCC
Trabalho de Conclusão de Curso? aprendemos quais são os tipos de
módulos de um TCC são eles os iniciais: Projetos de pesquisas,
PIM, Relatórios de pesquisas. Estes itens nunca perdem uma festa.
São o trio-ternura das monografias acadêmicas e deverão estar na
sua. Não vou me alongar sobre a dedicatória. Basta dizer que ela
é uma espécie de listagem onde você dedica seu trabalho. Vale seu
cachorro falecido, sua avó, seu professor de matemático que te
surrou com uma régua ou aquele amiguinho que te mordeu nos tempos
da escola. O trabalho é seu. Você dedica ele a quem bem lhe
interessar.
Já o agradecimento, é similar, só que nele, você agradece a quem
bem entender. Muita gente começa agradecendo a Deus. Se você não
é religioso, agradeça a Darwin ou Carl Seagan, talvez quem sabe,
James Randi.
Já a epígrafe constitui aquele espaço onde você cita uma frase
inspiradora, que -em alguns casos- tem a ver com seu trabalho.
Um trabalho acadêmico deve ser encarado com toda seriedade, afinal, ele irá refletir diretamente no seu profissionalismo. Então não adianta nada pedir para um amigo fazer ou pagar caro para outra pessoa fazer por você. Essa é a última chance de provar realmente seus conhecimentos. Então para isso, vamos ao primeiro passo: Sacou onde eu quero chegar? O visual não é tudo, mas ajuda a conceder credibilidade ao seu trabalho. Nada de espalhafato. Guarde a cola colorida, canetinhas e adesivinhos cheirosos. Aqui é coisa séria e seu trabalho tem que passar isso. A Conclusão pode se denominar Discussão, esta última pode vir separada da primeira ou ainda podem ser ambas denominadas em um só campo: Discussão e Conclusão, ou ainda pode se chamar também Considerações Finais.