Para que serve o exame chamado videonasofibroscopia?
Simples, minimamente invasivo e rápido, o exame de nasofibroscopia é uma ferramenta bastante útil e muitas vezes essencial para diagnosticar uma série de doenças das vias respiratórias superiores, desde simples processos alérgicos até quadros mais graves e que exigem detecção precoce como o câncer. Cada vez mais, a nasofibroscopia é utilizada em crianças. O motivo é que essa faixa etária está muito susceptível a uma doença chamada Apneia Obstrutiva do Sono. Ela ocorre quando as adenoides, estruturas do sistema linfático, aumentam anormalmente de tamanho. A principal causa desse aumento é devido a uma inflamação local. É feito por um aparelho chamado nasofibroscópio, que é um aparelho constituído por um tubo rígido ou flexível pelo qual passa uma fibra ótica que tem em sua extremidade uma câmera capaz de visualizar o interior do nariz.
Se necessário, ele poderá pedir exames auxiliares para complementar o diagnóstico e determinar o melhor tratamento. Se for detectado algum problema que exija a realização de uma biópsia, a retirada de uma amostra de tecido pode ser feita no mesmo momento do exame, armazenada e encaminhada para exames complementares. Em pacientes mais sensíveis, é raro, mas pode haver a sensação de náuseas e a ocorrência de vômitos, por isso é normalmente solicitado um jejum prévio. No caso de crianças ou idosos que fiquem agitados ou não colaborem com o procedimento e pessoas muito ansiosas, pode ser necessária uma sedação leve, feita com drogas orais ou injetáveis. O exame também pode ser indicado nos casos de dores de garganta frequentes, alterações na voz, pigarros, tosse crônica, engasgos que ocorrem repetidamente e quando houver suspeita de refluxo gastroesofágico.
Como é o exame de videoendoscopia nasosinusal
Doenças que a nasofibroscopia pode ajudar a diagnosticar - Por isso, caso você tenha ouvido alguém que tenha feito o exame há 10 ou 20 anos falar sobre ele, desconfie. Nesse tempo, muita coisa mudou na tecnologia que envolve a nasofibroscopia. Para complementar, o médico pode ainda utilizar anestésicos tópicos sprays que diminuem a dor e vasoconstritores. O maior incômodo durante o exame é uma pressão na cavidade nasal e um aumento no volume de secreção.
º do primeiro protocolo àConvenção Europeia dos Direitos Humanosobriga todos os signatários a garantir o direito à educação. A nível mundial, o Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais de 1966, dasNações Unidas, garante este direito no seu artigo 13. º, que estabelece que "a educação superior deverá tornar-se de acesso igualitário para todos, com base na capacidade, por todos os meios apropriados e, em particular, pela introdução progressiva da educação gratuita". Agraduação, nos sistemas deeducação superiorinspirados no modelo francês se refere ao primeiro títulouniversitáriorecebido por um indivíduo. Em geral, o termograduaçãoestá cotidianamente associado também à ideia de formação profissional de nível superior, técnico-científico. Oensino fundamentalé uma das etapas daeducação básica, noBrasil. Tem duração de nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre 6 e 14 anos. A obrigatoriedade da matrícula nessa faixa etária implica a responsabilidade conjunta: da família ou responsáveis, pela matrícula das crianças; do Estado pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade Para um diagnóstico correto, agende uma avaliação médica e esclareça suas dúvidas.
Exame de nasofibroscopia - A nasofibroscopia é feita com a introdução, em cada uma das narinas, de uma cânula muito fina e flexível, capaz de iluminar e captar imagens em alta resolução das estruturas respiratórias localizadas desde o nariz até a laringe. Com a ajuda do aparelho, chamado de nasofibroscópio, o médico consegue explorar em detalhes a anatomia das vias aéreas superiores e facilmente verificar a presença de alguma doença ou anormalidade na área.
Um dos procedimentos viabilizados pela criação de aparelhos médicos dotados de microcâmeras e auxiliados pela tecnologia de fibra ótica é a nasofibroscopia, um exame de enorme valia para o diagnóstico correto de várias doenças das vias aéreas superiores. Embora a nasofibroscopia seja um procedimento bastante simples e sem riscos, alguns cuidados são recomendados antes da realização do exame. O principal deles é fazer jejum absoluto suspendendo inclusive a ingestão de água por duas horas. A medida é necessária para minimizar a possibilidade de enjoos e vômitos. Caso seja preciso tomar algum medicamento de rotina, é permitido que eles sejam engolidos com pouca quantidade de água. Crianças, idosos e demais pessoas que precisem de sedação devem ir até o consultório acompanhadas de um responsável. Caso seja administrado algum sedativo, o paciente fica impedido de dirigir logo em seguida. Com a visualização detalhada das vias aéreas superiores permitida pelo exame, é possível detectar várias doenças, como quadros de rinitecrônica, presença de desvios no septo nasal, aumento das conchas nasais, sinusites, aparecimento de pólipos nasais, aumento da adenoide, infecções na faringe e na laringe, além de detectar apresença de tumores na região. Desde 1950, o artigo 2.
Nasofibroscopia flexível: mais conforto e segurança
Exame indolor, rápido e muito importante no diagnóstico de doenças das cavidades nasais e paranasais (ex: sinusite e rinites), nasofaringe (ex: adenoides, tumores), hipofaringe (ex:base da língua) e laringe (ex:pregas vocais). Oensino superior,educação superiorouensino terciárioé o nível mais elevado dossistemas educativos, referindo-se normalmente a umaeducaçãorealizada emuniversidades,faculdades,institutos politécnicos,escolas superioresou outras instituições que conferemgraus académicosou diplomas profissionais. Quando as adenoides ficam muito grandes, elas impedem que o ar passe corretamente pelas cavidades nasais. Por isso, as crianças acometidas por Apneia Obstrutiva do Sono comumente preferem respirar pela boca, onde o ar passa com mais facilidade. Além disso, a diminuição de oxigênio no sangue pode trazer uma série de problemas, como atraso no desenvolvimento. Dessa forma é possível enxergar toda a narina e sua continuidade a nasofaringe e a rinofaringe. O médico faz uma análise da região do assoalho e teto da cavidade nasal, tubas auditivas, adenoides e septo nasal.