Exame Holter 24 h: para que serve, como é feito e preparo - Tua Saúde

Holter - Clínica CDC Centro de Diagnóstico Cardiovascular


Esse benefício é importante principalmente em situações de urgência, permitindo que haja, quando necessário, uma intervenção precoce da estratégia cirúrgica ou medicamentosa, o que otimiza o prognóstico do paciente. Um dos grandes diferenciais deste serviço é a larga experiência no diagnóstico e tratamento de arritmias nas crianças, desde a vida intrauterina até a adolescência e por toda a vida, permitindo um acompanhamento seguro desses pacientes. Além disso, deve-se anotar as atividades diárias e outras informações relevantes como sintomas apresentados, horários das atividades, alimentos e bebidas consumidos, nível de estresse e quaisquer outras informações que o médico possa pedir. Logo, pode-se concluir que a diferença que existe entre o MAPA, o ECG convencional e o Holter é que o primeiro é responsável por registrar a pressão arterial do paciente, enquanto as outras duas registram os batimentos cardíacos e suas possíveis variações.


quanto custa um exame de holter 24 horas


O MAPA é um exame que monitora a pressão arterial do paciente durante 24h. O aparelho utilizado é colocado no braço da pessoa e possui um registrador em sua cintura. Esse exame é comumente utilizado para as seguintes situações: Para realizar essa medida, é necessário que a pessoa permaneça com uma sonda que passa pelo nariz e vai até o estômago por 24 horas. Essa sonda incomoda muito pouco e não dói nem machuca nada. O exame deve ser realizado enquanto a pessoa mantém suas atividades normais, portanto não deve ser feito em repouso ou finais de semana. Essa sonda é introduzida lentamente pelo nariz, com a ajuda de gel anestésico, até chegar na posição adequada; então é presa no nariz por um esparadrapo especial que não machuca a pele. Pode haver náuseas durante a passagem da sonda, que melhoram rapidamente. Essa sonda fica conectada a um aparelho que grava as informações do exame e que pode ser preso à cintura e um eletrodo que fica preso à pele através de um adesivo. Geralmente, o exame Holter é feito por 24 horas, mas também pode ser feito por 48 ou 72 horas, dependendo da indicação médica.


Quanto custa um exame de holter 24 horas - Enquanto o ECG convencional é um exame rápido, o Holter se estende por 24h. O seu grande benefício é que, ao aumentar o tempo do exame, é possível detectar variações cardíacas sutis ou que simplesmente não foram identificadas no exame convencional.


Esse exame é feito utilizando um aparelho com bateria que é ligado a eletrodos colocados sobre o peito e que registram a atividade do coração. Esses dados são gravados no aparelho, permitindo que o médico faça uma análise do coração posteriormente. Inclusive, a Sociedade Brasileira de Cardiologia também sugere a utilização do exame para realizar a documentação da eficiência terapêutica de agentes antiarrítmicos e anti-isquêmicos e antecipar eventos cardíacos futuros. Em 1949, o biofísico norte-americano Norman J. Holter surgiu com uma solução inovadora para monitorar as atividades elétricas cardíacas, o monitor Holter. Reconhecendo a importância do seu funcionamento para a população, doou os direitos de sua invenção à medicina. O paciente receberá um diário onde anotará todas as suas atividades e eventuais sintomas. A correta elaboração do diário é um dos elementos mais importantes para a posterior correlação dos sintomas, atividades e achados eletrocardiográficos. Nas arritmias cardíacas, nem sempre é possível detectar algum problema em curtos espaços de tempo.


Para resolver esse entrave, existe o sistema Holter, que monitora o paciente realizando a gravação de um exame eletrocardiograma portátil, de maneira contínua, no período de 24 horas até 168 horas (7 dias). Esse tipo de exame é indicado para pacientes com dor torácica, tosse crônica, refluxos gastroesofágico, regurgitação alimentar, dificuldades para engolir,vômitos ou náuseas repetidos e refluxos gastroesofágicos resistentes às terapêuticas clínicas. A análise e interpretação do exame são realizadas em computadores dedicados, com softwares específicos de última geração e por médicos especializados, que emitem relatórios detalhados dos registros. A gravação é contínua, e assim, qualquer alteração pode ser detectada, mesmo que o paciente não apresente sintomas prévios. É um exame complementar usado em cardiologia, que utiliza ultra-som para gerar imagens do coração através de aparelhos de alta tecnologia. O que é Ultra-som? Semelhante ao som, o ultra-som é uma onda sonora de alta freqüência (> ciclos por segundo (HZ) acima dos níveis da audição humana.


Qual a diferença entre MAPA, ECG convencional e Holter 24h?



O Eletrocardiograma é um dos mais antigos e importantes exames da cardiologia. Introduzido na prática médica há quase 200 anos o ECG é capaz de informar uma série de condições cardiológicas anormais como alterações de ritmo e de frequência cardíaca, infartos e até alterações estruturais do coração como aumento do volume e espessura da musculatura MAPA significa monitorização ambulatorial da pressão arterial e trata-se de um exame diagnóstico com duração de 24 horas que serve para estudar mais afundo a pressão arterial e suas variações e o monitoramento é realizado através de um aparelho medidor de pressão comum posicionado no braço. Este medidor é ligado a um aparelho gravador especial que mede a pressão arterial regularmente e registra os dados fornecidos durante o exame para que posteriormente o médico cardiologista possa analisar a variação.
Através de um programa especial de computador a outras atividades elétricas (batimentos cardíacos) registradas na fita são transformados em traçado eletrocardiográfico e depois interpretados pelo médico. Enquanto o exame estiver sendo efetuado, é necessário que haja cuidados em relação ao aparelho, como evitar água, quedas, batidas e sujeiras, também devendo se atentar para não puxar os cabos dos eletrodos por acidente e desligá-lo repentinamente.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem